Mudando a Natureza
fonte http://www.sementinhaeduca.com.br/noticia.php?id=85
Ações simples em casa e no trabalho podem contribuir para grandes mudanças no mundo. Pense em você, pense nas futuras gerações. Faça sua parte!
1. Economize água Escovar os dentes em cinco minutos com a torneira aberta gasta mais de 12 litros de água. Evite o desperdício: molhe a escova, feche a torneira enquanto escova os dentes e use um copo de água para enxaguar a boca. Economia: 11,5 litros de água. Não se esqueça: a água é um recurso precioso, esgotável e raro em muitos lugares!
2. Separe seu lixo para reciclagem Cada pessoa produz cerca de 1 quilo de lixo por dia. Multiplique pelas pessoas que há em sua casa e imagine tudo isso em um lixão. Então, separe embalagens de papel, plástico, vidro e alumínio em sua casa e incentive seu condomínio e sua empresa a também fazerem a coleta seletiva. Se não souber onde entregar, consulte a Prefeitura de sua cidade. Cada 50 quilos de papel que vai para a reciclagem evita o corte de duas árvores.
3. Não jogue óleo de cozinha na pia Apenas um litro de óleo pode contaminar 1 milhão de litros de água. Guarde o óleo usado em garrafas PET e doe para entidades que o reutiliza na fabricação de biodiesel, sabão e detergentes. No ABC: Instituto Triângulo (www.triangulo.org.br) tel.: 4991-1112. Rua João Ribeiro, 348 – Bairro Campestre – Santo André. Em São Paulo: Grupo Pão de Açúcar, consulte os postos no sitewww.grupopaodeacucar.com.br; Ong Trevo:Av.Henry Ford, 686/690 – Mooca – tel.: 2061-3867. Possui coletores em diversos locais da cidade: www.trevo.org.br
4. Utilize apenas lâmpadas fluorescentes Elas duram até dez vezes mais e economizam até um terço da energia elétrica (recurso natural). E durante o dia, apague a luz e abuse da iluminação natural, abra as janelas e cortinas. Já existem empresas especializadas na coleta e reciclagem de lâmpadas fluorescentes.
5. Desligue o monitor do computador Este é o componente que mais consome energia no computador: 50% do total, segundo estudo realizado pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade de Campinas (Unicamp). Quando um monitor estiver desligado, essa porcentagem representa apenas algo em torno de 10% do consumo do computador.
6. Use sua própria sacola ao fazer compras Cada brasileiro utiliza cerca de 800 sacolinhas plásticas por ano. Elas até podem ser recicladas, o problema é quando as usamos para colocar lixo. Lembre-se: o plástico pode levar até 500 anos para se decompor. A rede Wal Mart de supermercados (por enquanto no Nordeste e no Sul) dá desconto de R$ 0,03 para cada sacolinha não utilizada. Cada 5 produtos equivalem ao desconto de uma sacolinha.
7. Use menos descartáveis Já contou a quantidade de copos descartáveis que você usa durante o dia? Economize! Tenha sua própria garrafinha/squeeze ou caneca. Apesar de os copos descartáveis também serem recicláveis, se sujos de café, por exemplo, inviabilizam o processo.
8. Plante uma árvore Aproveite o Dia da Árvore (21 de setembro) e plante uma. Cada árvore pode absorver até uma tonelada de CO² (gás carbônico) do ar, além de 250 litros de água por dia do solo, evitando enchentes. Dê preferência às espécies nativas e não se esqueça de consultar a Secretaria do Meio Ambiente de sua cidade sobre as regras de plantio, no caso de calçadas, praças e parques.
9. Descarte com responsabilidade seu eletrônico usado Em todo o mundo são produzidas 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, segundo o Greenpeace. Portanto, reutilize e descarte com responsabilidade seu equipamento:
Pilhas – podem ser entregues na rede Drogaria São Paulo e nas agências do Banco Real. Todo material é entregue a uma empresa especializada em reciclagem de materiais químicos; Baterias de celulares – as lojas das operadores possuem caixas de coleta.
Computadores – A HP coleta computadores usados, informações pelos telefones: 4004-7751 (Grande São Paulo) e 0800 709-7751(demais localidades). A Dell recebe micros usados e os doa a centros comunitários (www.pensamentodigital.org.br) e também recolhe PCs antigos da marca (www.dell.com.br). Museu do Computador – aceita qualquer tipo de doação. Os equipamentos são guardados para o acervo, tel.: 4667-8079 / 5521-3655. A ONG Comitê para a Democratização da Informática (CDI) recebe computadores e acessórios em bom estado para programas de inclusão digital, informações: 3666-0911, www.cdi.org.br.
10. Sustentabilidade no trabalho Faça sua parte! Dê sugestões, simples como as apontadas nestas dicas, para que a empresa que você trabalha também implemente medidas de economia de energia elétrica, água e materiais de consumo. A construtora MBigucci já desenvolve ações de sustentabilidade em seus escritórios e obras desde 2002, quando teve início o programa de Responsabilidade Ambiental Obra Limpa/Big Vida. Por este motivo, hoje a empresa está entre as 12 construtoras do Brasil a ter a certificação ISO 14001 de gestão ambiental.
Saiba mais sobre sustentabilidade: www.planetasustentavel.com.br – www.coletaseletivasolidaria.gov.br –www.ambientebrasil.com.br