Natureza Ameaçada
Este episódio, em que vários gorilas foram mortos na República Democrática do Congo, causou comoção internacional. Até hoje não ficou esclarecido o motivo da matança, nem se de fato os animais foram vítimas de uma das milícias que disputam poder no Leste da RDC. O fato é que numa região em que falta energia, o uso da madeira para fazer fogo ameaça as florestas e, portanto, os redutos dos gorilas.
fonte http://www.viomundo.com.br/imagem-do-dia/a-matanca-dos-gorilas-na-rdc.html
As organizações ambientais e de proteção animal estão bastante preocupadas com o crescimento da matança de baleias-piloto nas Ilhas Faroe, na Dinamarca. Somente nesse ano, já foram mortas 1.115 baleias desta espécie.
fonte http://ciclovivo.com.br/noticia/dinamarca_tem_o_maior_registro_de_matanca_de_baleiaspiloto_desde_1996/
Durante dois dias, uma cerimônia hindu no Nepal planeja sacrificar 200 mil animais, em um sangrento festival em honra da deusa Gadhimai. A cerimônia começou na madrugada desta terça-feira, com orações em um templo onde estavam dezenas de milhares de hindus.Em seguida, os fiéis se dirigiram a um curral próximo, onde açougueiros começaram a decapitar os animais. Entre eles há bois, cordeiros, frangos e búfalos.
fonte http://destruindofortalezasanulandosofismas.blogspot.com.br/2015/05/sacrificios-de-animais-no-nepal-no.html
Até 11 de dezembro, serão discutidas em Paris as mudanças no clima do planeta e propostas para reduzir emissões de gases causadores do efeito estufa para desta forma combater o aquecimento global.
Participam delegações de 195 países, e mais de 130 chefes de Estado e de governo confirmaram presença. A reunião ocorrerá sob forte esquema de segurança, apenas duas semanas após os atentados que deixaram 130 vítimas na capital francesa.
O principal objetivo do encontro é fazer com que todos os países se comprometam com metas para reduzir o aquecimento global. Cada país irá apresentar seu projeto para isso – até agora, não se chegou ao índice desejado de limitar o aumento da temperatura a 2ºC em relação à era pré-Revolução Industrial, mas negociadores dizem que este índice poderá ser atingido em revisões futuras das metas.
fonte http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2015-11-30/desmatamento-ameaca-credibilidade-de-proposta-do-brasil-contra-efeito-estufa.html
O tempo seco a ação do homem tem favorecido o alastramento de incêndios em vários bairros e comunidades rurais de Santarém, no oeste do Pará. As queimadas e o desmatamento ilegal têm se tornado ameaça aos animais silvestres, que na tentativa de escapar, acabam morrendo. Na lista de animais encontrados nas queimadas está o bicho preguiça, jaguatiricas, lobinho, tamanduá, preguiças e macacos. Há ainda animais de pequeno porte, como roedores, cobras, lagartos, que não podem ser mais encontrados, pois acabam sendo queimados. A maior parte das espécies afetadas está na lista dos ameaçados de extinção.
O problema tem preocupados equipes do zoológico da cidade, que recebe chamados diariamente para resgatar animais em situação de risco. O biólogo Sidcley Matos afirma que as queimadas descontroladas têm causado sérios danos à biodiversidade. “As pessoas estão desmatando, fazendo aqueles aceiros para queimar e esses animais ficam sem área. Na verdade, a consequência maior já foi o desmatamento”.
Ainda segundo Matos, a maioria dos animais encontrados apresentam casos graves, com traumas, queimaduras. Muitos são encontrados mortos. Matos afirma ainda que esses problemas poderiam ser minimizados, caso as normas ambientais fossem cumpridas. Ele conta que as áreas do setor imobiliário estão sendo desmatadas sem acompanhamento de profissionais especializados, como biólogos e médicos veterinários.
Animais resgatados Dois animais, um lobinho e um gato-mourisco foram encontrados mortos pela equipe do zoológico, em uma área ao longo da Rodovia Fernando Guilhon. Uma jaguatirica, encontrada em uma área na Rodovia Curuá-Una, próxima ao bairro Jaderlândia foi resgatada com vida. Todos foram afetados por incêndio.
fonte http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/11/queimadas-e-desmatamento-causam-riscos-animais-em-santarem-pa.html