top of page

Cogumelos Diversos


Apresenta-se sob a forma de folhas grossas e em pencas, com um chapéu que mede de 6 a 8cm. Sua cultura é relativamente fácil em todo o território brasileiro, desde que seja cultivado em ambientes sombreados. É encontrado, normalmente, em matas e florestas naturais. O seu meio de cultura é de fácil obtenção e muito barato, porque é composto de capins, bagaços e de palhas. Como é um vegetal precoce, de rápido desenvolvimento, permite um retorno rápido do capital investido na sua produção. O composto e seu preparo O composto para o cultivo ou a alimentação do cogumelo pode ser formado por diversas matérias primas bem baratas ou até mesmo aproveitadas. Entre as quais temos as palhas de milho, de arroz, de trigo, etc. e diversos capins dados ao gado, mas que estejam bem secos. Também o bagaço de cana pode ser utilizado na alimentação desses cogumelos, desde que não esteja fermentado. Para evitar problemas de fermentação ou acidez, devemos adicionar cal a esse alimento para cogumelos. Podemos colocar esse substrato em sacos, nos quais é feita a inoculação ou semeadura do cogumelo. Para isso, espalhamos uma a duas colheres de sopa de sementes sobre a superfície do meio da cultura, existente em cada um desses recipientes. O bagaço pode vir da usina moído e já pronto para ser empregado na produção de cogumelos. Nesse caso, devemos preferir que ele seja ainda novo, com poucos meses. Quando, porém, o bagaço disponível não estiver moído, mas apenas canas esmagadas para a retirada do seu caldo ou garapa, é aconselhável picá-la bem, em pedaços bem miúdos. Fazemos com ele um monte e passamos a regá-lo com água, durante uma semana, dia sim, dia não, o que faz com que o seu cheiro desapareça totalmente, não atraindo moscas, abelhas ou outros insetos. Esse monte pode ser colocado dentro de um galpão ou, então, deixado ao ar livre, desde que seja coberto por uma lona, para protegê-lo. Quando, porém, esse monte é muito volumoso e elevado, a sua fermentação se processa sem uniformidade, principalmente no seu interior. Por esse motivo, devemos revolver bem toda a pilha, entre 3 e 4 dias após a sua formação, para uniformizar, da melhor maneira possível, toda a sua massa, permitindo uma fermentação mais homogênea.

O cogumelo pleurotus pode ser encontrado nas mais diversas cores, entre as quais o branco, rosa, cinza e castanho. Também é conhecido por cogumelo gigante.

fonte http://www.ruralnews.com.br/visualiza.php?id=65

O Neonothopanus gardneri é o maior fungo bioluminescente do Brasil e um dos maiores do mundo.

'Já tinha encontrado alguns cogumelos que emitem luz no Brasil, mas menores, alguns do tamanho de um fio de cabelo', disse à BBC Brasil o professor Cassius Vinicius Stevani, do Instituto de Química da USP. 'Este foi o maior, um grupo deles emite quantidade considerável de luz', afirmou.

fonte http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/07/cogumelo-que-emite-luz-e-encontrado-no-brasil-apos-170-anos.html

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page