top of page

Maiores Vulcões


Mauna Loa é vice-campeão atrás do Tamu Massif para o maior vulcão do mundo. É também um enorme vulcão oceânico, sendo um dos cinco vulcões na Ilha Grande do Havaí. A sua erupção mais recente foi em 1984, e o Mauna Loa expeliu lava 33 vezes nos últimos 170 anos. Os geólogos estimam que levou quase 1 milhão de anos a construir o Havai, desde o primeiro momento em que a lava perfurou através do fundo do Oceano Pacífico até se formar a ilha que vemos hoje.

O majestoso Monte Kilimanjaro é o mais famoso vulcão de África. O gigante adormecido é um composto de três vulcões que se erguem na Tanzânia e no Quénia. Ao contrário da maioria dos outros vulcões nesta lista, o Kilimanjaro é um vulcão explosivo, em forma de cone. A última grande erupção foi há 360 mil anos, mas pequenas crateras na cimeira podem ter menos de 10.000 anos de idade.

Remoto e acidentado, o vulcão Ichinsky é um dos 29 maiores vulcões ativos na península de Kamchatka na Rússia. Envolto em gelo e fluxos de lava mais recentes, o pico impressionante também é um estratovulcão. Erupções nos últimos 10 mil anos lançaram fragmentos de lava e cinzas a pelo menos 15 km do cone de Ichinsky.

As famosas Ilhas Galápagos existem graças a vulcões ativos. Em 2005, o Sierra Negra, um dos maiores vulcões nas Galápagos, explodiu numa coluna de cinzas de 7,5 km de altura. Tal como acontece com o vulcão Mauna Loa, no Havaí, o Sierra Negra é um dos vários vulcões que ajudaram a construir a Isla Isabela, a maior das Ilhas Galápagos. O vulcão entrou em erupção mais de 60 vezes desde que Charles Darwin o visitou em 1835

fonte http://www.ciencia-online.net/2013/09/top-5-maiores-vulcoes-da-terra.html

Super vulcão um dos maiores do mundo.

Foto abaixo.

São vulcões com capacidade para alterar para sempre o mundo tal como o conhecemos, e a sua erupção é imprevisível...

As erupções vulcânicas são classificadas de acordo com a quantidade de material expelida durante uma erupção. Não sendo um termo científico, "super vulcão" define um vulcão com capacidade para atingir o nível 8 no Índice de Explosividade Vulcânica, ou seja, pelo menos mil quilómetros cúbicos de cinza e rocha.

Uma das maiores erupções deste tipo ocorreu há 74 mil anos e deixou para trás a maior cratera vulcânica do planeta, com cerca de 100 quilómetros de diâmetro, onde se insere hoje o Lago Toba, na Indonésia. Expeliu tanto gás e cinza para a atmosfera que desencadeou um inverno vulcânico, e alguns especialistas defendem que existem pistas genéticas que indicam a erradicação de 60% da população humana viva da altura.

A erupção de um super vulcão nos dias de hoje perturbaria gravemente a produção de alimento durante alguns anos, o que seria uma situação bastante grave para a humanidade. Apesar de a maior parte dos chamados "super vulcões" serem do tipo caldeira, alguns de tipo cónico podem ter o mesmo potencial.

fonte http://www.tsf.pt/multimedia/galeria/vida/interior/super-vulcoes-perigosos-gigantes-adormecidos-em-imagens-3996224.html

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page