top of page

Plantas Carnívoras Conheçam o que Elas São

As plantas carnívoras muitas vezes são vista como algo assustador que devoram humanos e atacam animais.

Mas na verdade elas são chamadas de carnívoras porque se alimentam de insetos e animais pequenos tipo rato e passarinhos.

Abaixo vou deixar uma lista das espécies de plantas carnívoras.

1-Dioneia

2-Nepenthes

3-Sarracenias

4-Pinguicula

5-Droselas

6-Flor Monstro

7-Flor Monstro Gigante

1

Descrição: A Dionaea muscipula (Venus Flytrap) é como chama-se a planta que primeiro começou a atrair a atenção dos Botânicos, o seu movimento rápido ao apanhar a presa é um fenômeno único no mundo vegetal. Muito embora Darwin demonstrasse que se tratava verdadeiramente de uma carnívora, o processo de assimilação só foi descoberto durante o século XX. Em 1770, em Londres, o comerciante e botânico John Ellis publicou a primeira descrição de "uma nova planta sensível, chamada Dionaea muscipula: ou, de Vênus Papa-moscas A Bela e a Fera: Dionaea, referindo-se a deusa mítica do amor e da beleza (Vênus, filha de Dione), porque é uma pequena planta que dá flores; muscipula, do latim "ratoeira", porque suas folhas se fecham em cerca de meio segundo quando seu mecanismo de captura é ativado. Pequenos “dentes” que ficam nas bordas das folhas formam uma gaiola estreita para o inseto. A folha se fecha para prender sua presa e segrega um líquido que digere o inseto em aproximadamente dez dias. Em seguida, a folha cresce um pouco e abre, pronta para sua próxima vítima. A descrição de Ellis teria chegado a terra natal da Dionaea, o litoral pantanoso da Carolina do Norte e Carolina do Sul, em 1771. Naturalmente, a planta já era conhecida por lá. Ela havia sido descrito há uma década atrás por Arthur Dobbs, governador da Carolina do Norte.

fonte http://www.carnivoras.com.br/dionaea-muscipula-t206.html

2

Nick os Nepenthes (pronunciado "Nuh-pen'-thees") é um simpático planta carnívora procurando. Ele é nativa das Filipinas, onde ele cresce em árvores e galhos. Nepenthes tem folhas longas com armadilhas que pendurar fora da extremidade. Estas armadilhas são chamados de jarros (como o que você tem na geladeira para as bebidas), porque eles são longos tubos com uma abertura na parte superior. Como um jarro, eles encher-se com água, o que faz com que o estômago para digerir insetos em erros são naturalmente atraídas para as cores divertidas e cheiros em jarros dos Nepenthes, mas uma vez que chegar perto -. Cuidado! Depois de bugs terras, eles rapidamente deslizar para baixo as paredes escorregadias dentro dos nepenthes.Afiados, cabelos apontando para baixo forçar os erros para baixo ainda mais onde acabaram por cair na armadilha

fonte tirada e tratuzida de http://carnivorousplants.wikia.com/wiki/Nepenthes

3

Sarracenia estão entre os mais fáceis plantas carnívoras para crescer. Se você tem um local fora com pleno sol e tem ou pode facilmente obter água baixa em minerais, não há desculpa para não crescer estas plantas espectaculares. Se você não tem um local pleno sol do lado de fora há certas Sarracenia espécies que podem ser cultivadas dentro de casa sob luzes.

fonte tirada e traduzida de http://www.carnivorousplants.org/howto/GrowingGuides/Sarracenia.php

4

Pinguicula L. é um género de plantas carnívoras que têm um sistema de armadilhas parecidas com o das droseras

fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Pinguicula

5

Descrição: Drosera Capensis, vulgarmente conhecida como Drosera do Cabo, é uma pequena planta carnívora em forma de roseta nativa do Cabo na África do Sul. Esta espécie é uma das espécies de droseras mais fáceis de se cultivar, e podem ser facilmente reproduzidas através das suas milhares de sementes que são produzidas durante toda a sua vida. A D. capensis produz folhas com mucilagem de até 3,5 cm de comprimento (não incluindo o pecíolo) e 0,5 cm de largura, que, como em todas as Droseras, são abordados como tentáculos que segregam uma mucilagem adesiva para capturar artrópodes. Quando um inseto é capturado, a(s) folha(s) se enrola(m) na presa, trazendo mais glândulas digestivas em contato com a presa. Este movimento é surpreendentemente rápido (cerca de 30 minutps). As droseras capensis já com muitos anos, crescem em altura pela sobreposição das folhas e muitas vezes desenvolvem raizes aereas.

fonte http://www.carnivoras.com.br/drosera-capensis-t86.html

6

A espécie é natural das ilhas de Sumatra e Bornéu, na Indonésia e recebeu o apelido apropriado de flor-monstro: além do líquido pegajoso, a flor tem uma outra característica peculiar, o de possuir um aroma pestilento (alguns dizem que tem cheio de carne podre) que também serve para atrair insetos e desta forma polinizar-se.

fonte http://www.mdig.com.br/?itemid=16013

7

A Flor-cadáver (Amorphophallus titanum) é conhecida também por jarro-titã e titan arum. Podendo chegar a até 3 metros de altura (cresce cerca de 16cm por dia) e pesar 75kg, essa incrível planta carnívora exala um forte odor de carniça para atrair insetos carniceiros. É encontrada em jardins botânicos pelo mundo, mas vem de Sumatra, na Indonésia. Pode durar até 40 anos, porém floresce apenas 2 ou 3 vezes e depois de 3 dias ela murcha novamente. Está ameaçada de extinção por causa do desmatamento.

A Flor-monstro (Rafflesia arnoldii) tem esse nome exatamente por ser gigantesca e também é conhecida por "lírio-podre". A maior já registrada chegou a 106 cm de diâmetro e pesava 11kg. É encontrada nas ilhas de Sumatra e Bornéu, na Indonésia. Assim como a flor anterior, ela também produz um odor de carniça para atrair os insetos carniceiros que fica em suas pétalas, mas ao mesmo tempo também produz um líquido pegajoso que os prende e permite que a planta os coma. Na verdade, não é uma flor, mas um parasita que suga nutrientes das raízes de uma árvore chamada Tetrastigma.

fonte http://umadblog.blogspot.com.br/2013/07/madbizarrice-flor-cadaver-flor-monstro.html

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page