Cultivo de Plantas
Preparo de Bambu
1 – Enterrar as estacas verticalmente no solo. 2 – Enterrar as estacas horizontalmente no solo
1 – Preparando as estacas – método vertical
– Cada estaca deverá conter um colmo completo, dois nós intactos e mais dois meios colmos, sendo uma metade para cada lado.
– Enterrar a estaca verticalmente até a sua metade. – Encher e manter com água, aquela metade do colmo que ficou fora da terra, evitando o seu ressecamento, até surgir a brotação dos nós.
Nota: A água se faz necessária para que a estaca não se desidrate, o bambu sendo oco, tem pouca reserva hídrica, e esse cuidado deve ser mantido até que os nós da estaca brote, pois nesse período também se da o seu enraizamento.
2 – Preparando as estacas – método horizontal
– Cortar estacas maiores com cinco a sete colmos. – Fazer um orifício no colmo central. – Encher e manter cheio de água esse colmo. – Enterrar a estaca horizontalmente no solo, de forma que esse orifício fique para cima e descoberto, para que sempre seja recarregado com água quando essa for evaporando, até que os nós produzam brotos e raízes.
– Plante as estacas logo após serem costadas, pois elas são sensíveis ao corte e desidratam-se com facilidade. Desse cuidado dependerá o bom resultado da brotação. – Manter o local sempre umedecidos. – O bambu se desenvolve melhor em solos arenosos. – Deixe bastante espaço para que as mudas se desenvolvam. Nota:
O bambu é uma planta muito versátil quanto ao seu uso. Pode ser usado como material de construção rural, fazer móveis, trabalhos de artesanato e controlar a erosão de encostas e rios.
Mas o bambu está sempre em falta porque não é normalmente cultivado pelos agricultores.
O bambu cresce em moitas e de maneira selvagem. A maioria dos tipos de bambus solta seus rebentos que saem dos rizomas embaixo da terra.