top of page

Como Cultivar Pitaya

A pitaia é o fruto de várias espécies de cactos. Comumente conhecidas como "fruta do dragão", as pitaias são originalmente nativas do México. Posteriormente elas foram transplantadas para a América Central e para outras partes do mundo. É uma planta muito fácil de cuidar, mas pode levar anos para que ela finalmente dê frutos. Se estiver disposto a esperar, pode ser recompensado com uma abundância de frutos exoticamente coloridos e doces.

Corte a fruta, guarde as sementes ou cortes de uma planta já em desenvolvimento. Sua opção dependerá do tempo. Se estiver cultivando a fruta do dragão a partir de sementes, pode levar dois anos ou mais antes da planta dar alguma fruta.[1] Se estiver cultivando a partir de corte de uma haste, pode demorar muito menos tempo (dependendo do quão grande for o corte).

  • Cultivar a partir de sementes não é mais difícil, só leva mais tempo.

  • Você pode comprar plantas da fruta do dragão que estão prontas para serem transplantadas para o seu jardim de cultivadores profissionais. Apenas tenha cuidado conforme retirá-las da caixa para garantir que você não danifique as mudas.

Determine se você cultivará a planta ao ar livre ou dentro de casa, abertamente ou em um recipiente. Acredite ou não, a fruta do dragão pode crescer muito bem em recipientes. Se escolher usar um recipiente, use um que tenha de 40 a 60 cm de diâmetro e ao menos 25 cm ou mais profundidade, equipado com um poste de escalada. No entanto, a planta provavelmente crescerá a um ponto em que precisará de um pote maior, então esteja preparado para transplantá-la quando isso acontecer.

  • Se a sua planta ficar do lado de fora (em um recipiente ou não), escolha um lugar que seja ao menos parcialmente ensolarado. As raízes podem estar na sombra, mas as pontas da planta precisam de sol para florescer.[2]

  • Se você mora em uma área quente e com uma estação de crescimento longo, essa planta pode se sustentar do lado de fora. Elas geralmente conseguem lidar com uma geada muito leve, mas nada além disso. Se a sua área tiver um inverno decente, leve-a para dentro.

Use um solo arenoso e bem drenado (solo de cactus). Afinal de contas, tecnicamente essa planta é um cacto. A última coisa que você deve usar é um solo molhado e sujo. Eles se alimentam de luz e não precisam de muitos nutrientes. Plante-os em uma área de seu jardim onde a água não tende a empoçar. Se houver uma temporada de muita chuva em sua área, cultive a planta em uma colina ou monte para que a água possa escorrer.[3]

  • Se você estiver plantando em um recipiente, escolha um grande e com orifícios de drenagem na parte inferior. Se não tiver solo de cactus disponível, você pode ter o seu próprio usando uma mistura de areia, solo de envasamento e adubo. Encha o recipient a 7 cm de distância da borda da panela.

Plante com a linha do solo. Se estiver usando corte ou uma planta comprada em uma caixa, retire-a com cuidado do recipiente e replante-a na nova linha do solo. Se estiver usando sementes, polvilhe um pouco em cada recipiente e cubra com um pouco de solo.

  • Quanto a sementes, você terá que esperar e ver. Em poucas semanas, você terá brotos e eles provavelmente precisarão ser separados. Caso contrário, eles podem não alcançar o pleno potencial.

  • Considere misturar uma pequena quantidade de fertilizante de libertação lenta no nível inferior do solo antes de plantar; isso pode ajudar a sua planta a crescer mais rápido.[4]

Fertilize apenas ocasionalmente. Até mesmo um corte levará até quatro meses para conseguir um Sistema de raiz forte.[5] No entanto, quando se trata de fertilizantes, seja cauteloso: Em excesso, o fertilizante pode facilmente matar sua planta. Para melhores resultados, alimente-a com um pouco de fertilizante de liberação lenta e pobre em nitrogênio apenas uma vez a cada dois meses. Você pode ficar tentado a utilizar mais para ver um crescimento mais imediato, mas isso não irá ajudar.[6]

  • À medida que a planta cresce, verifique se ela ainda está recebendo luz solar adequada. As pontas da planta devem ficar no sol cerca de 80% do tempo.[7]Caso contrário, ela poderia ficar dormente.

Regue a planta da mesma maneira que um cacto tropical. Em outras palavras, apenas dê um pouco de água quando estiver praticamente seca. Se a planta já estiver grande o suficiente para ter um poste de escalada, mantenha o poste úmido. Um gotejador seria útil nesta situação.

  • Regar em excesso é possivelmente a razão mais comum para as plantas morrerem. Não fique tentado; elas não precisam. Se estiver usando um recipiente, tenha em mente a drenagem do mesmo. Se não houverem furos de drenagem, a planta precisará ainda menos de água; caso contrário, a água só vai ficar no fundo e levará à podridão e decadência.

Observe a fruta crescer. Embora a planta possa levar alguns anos para se desenvolver totalmente, algumas conseguem crescer 30 cm em uma semana. Quando ela começar a se desenvolver, você pode usar um pólo de escalada para fornecer estrutura. Isso pode ajudá-la a alcançar seu pleno potencial sem quebrar ou entortar para baixo.

fonte http://pt.wikihow.com/Plantar-a-Fruta-do-Drag%C3%A3o-(Pitaia)

Vários fatores interferem no florescimento e frutificação da pitaia, a exemplo de luminosidade, adubação, irrigação e aspecto fitossanitário. No entanto, mesmo esses fatores estando em níveis adequados, é necessário ter no pomar plantas diferentes geneticamente, ou seja, diferentes clones ou diferentes espécies de pitaia, para que o ocorra a polinização cruzada e consequentemente como criar blog o vingamento dos frutos. A abertura da flor da pitaia dura apenas uma noite, se não houver polinização nesse período, não ocorre produção de frutos. Na natureza os polinizadores de pitaia são mariposas e morcegos. Se não ocorrer visitas desses agentes no pomar é recomendado que o produtor faça a polinização manual.

fonte http://pitaya-pitaia.webnode.com.pt/faq-/

fonte http://www.folhadepiedade.com.br/noticia/fruta-do-drag-o-vira-op-o-para-agricultura-familiar

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page