Animais da ásia
Urso do sol
Também conhecido popularmente como Urso-dos-coqueiros trata-se de um mamífero carnívoro que tem tido sua população significativamente reduzida nos últimos anos devido ao desmatamento do seu habitat natural. Observando a redução de indivíduos dessa espécie nos últimos anos a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) declarou que a espécie está ameaçada.
Onde Vive o Urso-do-sol?
É um animal endêmico das florestas tropicais do Sudeste Asiático podendo ser avistado em territórios do Vietnã, Índia, Tailândia, Myanmar, Bangladesh, Camboja, Laos e ilhas de Sumatra e Bornéu. Contudo, nos últimos 30 anos estima-se que cerca de 30% dos indivíduos dessa espécie desapareceram em grande parte pela destruição do seu habitat natural.
Peixe Agulha
Peixe-agulha é o nome dado a mais de 60 espécies da família Belonidae que se distribuem por todos os mares quentes e temperados. A principal característica dos peixes belonídeos são as mandíbulas alongadas, que lembram o formato de agulhas.
Os peixes-agulha são animais pelágicos (região oceânica onde vivem normalmente seres vivos que não dependem dos fundos marinhos ). A princípio, estão associados a águas marinhas costeiras ou superficiais de mar aberto.
Algumas espécies de peixe-agulha conseguem viver tanto em água salgado como em água doce. Porém, alguns gêneros restringem-se a ambientes de água doce, como é o caso do Belonion, doPotamorrhaphis e do Xenentodon.
Os peixes-agulha são finos, com circunferência de pequeno diâmetro. O tamanho das espécies varia entre três e 95 centímetros.
Esses peixes têm uma única barbatana dorsal, a qual está localizada na região anterior do dorso, bem próxima à barbatana anal.
Curiosidades do Peixe-Agulha
A sua principal característica é o longo e estreito bico cheio de dentes afiados.
Na maioria das espécies, o maxilar pontudo chega a seu tamanho máximo na fase adulta.
Quando jovens, os peixes-agulha apresentam uma mandíbula longa e a maxila curta. Nessa fase, a dieta é composta basicamente por plâncton. Ao passar dos anos, o cardápio muda de acordo com desenvolvimento do bico.
As presas dos peixes-agulha são capturadas por meio de um movimento lateral da cabeça. Algumas espécies se alimentam de plâncton, crustáceos e pequenos cefalópodes.
As espécies indianas alimentam-se exclusivamente de grandes crustáceos.
Os peixes-agulha formam pequenos cardumes e nadam com muita velocidade.
Desenho do Peixe-Agulha
O peixe-voador é o parente mais próximo dos peixes-agulha. A diferença é que os agulhas não planam, mas são capazes de executar grandes saltos fora d’água.
Golfinhos, tubarões e outros peixes menores são considerados predadores dos peixes-agulha. Por nadarem bem próximo à superfície, esses peixes acabam sendo vítimas de aves marinhas também.
Os equipamentos para a pesca de peixes-agulha incluem linhas 0,30 a 0,35 com boia e rabicho de 50 centímetros após a boia, além de anzóis pequenos de n° 14 a 18.
O peixe-agulha se reproduz de forma sexuada. O acasalamento ocorre quando o macho monta na fêmea em meio às ondas. Mais tarde, é feita a postura dos ovos.