Natura Bicho Tops
Top os mais venenosos
Peixe-balão ou baiacu (Tetraodontidae)
Não se deixe enganar pela carinha simpática desse peixe. Na verdade, ele é o segundo vertebrado mais venenoso do mundo (o primeiro é a rã-dardo-dourada), podendo ser encontrado em qualquer mar tropical do planeta.
Apesar de conter toxina o suficiente para matar até mesmo humanos, ele é servido como uma iguaria chamada fugu no Japão, e bok-uh na Coreia. Entretanto, o peixe produz uma morte rápida e violenta por asfixia – tem que ser muito corajoso para provar esses pratos.
A tetrodotoxina presente na pele do animal é cem vezes mais forte que o cianeto, podendo causar adormecimento da língua e dos lábios, desmaio, vômito, aceleração cardíaca, dificuldades respiratórias e paralisia muscular. A maioria das fatalidades registradas por causa do peixe acontece no Japão, portanto apenas chefes especializados podem preparar o fugu.
Rã-dardo-venenoso (Dendrobatidae)
Essa espécie de rã é a mais colorida e a mais venosa entre todos os vertebrados, sendo encontrada na América Central e do Sul. Para você ter uma ideia do poder do bichinho, seu veneno é capaz de matar até 20 humanos adultos e 20 mil ratos, bastando apenas 2 microgramas para pôr fim à sua vida rapidamente.
Existem cerca de 100 tipos diferentes de Dendrobatidae, variando geralmente de cor e forma. Como já foi dito, a rã-dardo-dourada é a mais perigosa entre elas. A toxina do animal (batrachotoxin) é adquirida por eles ao comerem uma grande variedade de insetos artrópodes selvagens.
Aranha armadeira ou aranha-de-banana (Phoneutria)
Se você pensava que as piores aranhas do mundo estavam na Austrália, está muito enganado. Nossa armadeira está listada no livro dos recordes como a mais perigosa do planeta. Diferente das demais, ela não tece uma teia bonitinha para apanhar comida.
Na verdade, ela vai atrás da presa e ganha o alimento no braço – e é tão corajosa que não perdoa nem mesmo os humanos.
Com apenas 6 microgramas da neurotoxina do aracnídeo é possível matar um rato. Além disso, elas são perigosas por se alojarem em locais escondidos dentro de casas, roupas, sapatos e carros. Todavia, elas são mais comuns na Amazônia e em cidades superpopulosas do Brasil.
Um fato curioso é que, além de causar dores intensas, o veneno da aranha-de-banana causa priapismo – um tipo de ereção intensa e desconfortável que pode durar horas e causar impotência.
Os maiores bichos
Raia colossal
Cientistas que trabalham no rio Mae Klong, na Tailândia, fizeram uma grande descoberta no início do mês: uma enorme arraia que eles acreditam ser uma forte concorrente ao posto de maior peixe de água doce já documentado por pesquisadores.
A arraia (Himantura polylepis ou H. chaophraya) tem 2,4 metros de largura e 4,3 metros de comprimento e pesa entre 318 e 363 kg. Nantarika Chansue, veterinária e professora da Universidade de Chulalongkorn, em Bangcoc, ajudou a capturar e medir o animal, que ela chama de “Grandona”.
Ela foi capturada e liberada a uma profundidade de 20 metros no Distrito Amphawa, que fica a cerca de uma hora de Bangcoc.
A equipe foi incapaz de obter um peso exato, porque “é muito difícil pesá-los sem feri-los, porque são animais grandes e desastrados”.